Receitas do seu dia a dia.
Coxinha Nordestina
Para o cozimento do frango
800 g de peito de frango (sem osso)
1 ½ litro de água
4 tabletes de caldo de galinha caipira
1 colher rasa (sopa) de colorau
1 colher rasa (sopa) de cominho
Para o preparo da massa
700 ml de caldo de frango (usar o caldo do cozimento do frango)300 ml de leite
500 g de farinha de trigo
3 dentes de alho amassados
3 batatas grandes
4 colheres (sopa, cheias) de orégano
4 colheres (sopa, cheias) de manteiga
Para o preparo do recheio
- 400 g de frango desfiado
- 400 g de frango em cubinhos
- 1 ½ cebola picada
- 1 tomate picada
- 1 pimentão vermelho picado
- 3 xicaras de quiabo cortado em rodelas
- 4 dentes de alho
- ½ colher (sopa, rasa) de colorau
- ½ colher (sopa, rasa) de cominho
- 1 tablete de caldo de galinha caipira
- 4 pimentas de cheiro, picadas e sem as sementes
- 4 sachês de tempero nordestino (tempero industrial, fácil de se encontrar em supermercado; caso não tenha, substitua por pimenta do reino a gosto)
- 200 g de milho verde
- 400 ml de leite de coco
- 400 g de queijo muçarela ralado (ralado grosso)
- ½ xicara (chá) de cheiro verde bem picado
- Ovos de codorna, cozidos e descascados
- Sal a gosto
Para empanar
- 2 ovos
- 3 xicaras (chá) de farinha de milho (farinha para fazer cuscuz de milho)
- 2 sachês de tempero nordestino (tempero industrial, fácil de se encontrar em supermercado)
modo de preparo
Frango e o Caldo
Divida o frango em duas porções iguais. Coloque 400g do frango em uma panela e tempere com o colorau e o cominho, coloque os 4 tabletes de caldo de galinha caipira e acrecente a água; leve o frango ao fogo médio para cozinhar por mais ou menos 50 minutos. Enquanto isso, com a outra metade do frango em mãos, corte-o em cubinhos e passados 35 minutos do cozimento da outra parte do frango, despeje na mesma panela os cubinhos e deixe tudo cozinhando pelos 15 minutos restantes.
É interessante cozinhar as 3 batatas que serão usadas para a massa junto com o frango. Não esqueça de descasca-las antes de colocar na panela do frango e repare quando já estiverem cozidas, pois elas cozinharão primeiro que o frango, quando as batatas estiverem no ponto, retirem-nas da panela e as esprema em outra vasilha ao ponto de purê, reserve para o preparo da massa.
Passado o tempo de cozimento do frango, espere ele esfriar e separe todo o frango do caldo, reserve o caldo, pois ele será usado para a massa. Desfie a meta do frango que foi cozido em inteiro e misture com a outra metade que foi cozido em cubinhos, reserve para o recheio.
Massa
Em outra panela, refolgue o alho e o purê das batatas com 2 colheres de chá de manteiga, depois acrescente os 300 ml de leite, mexa um pouco até incorporar o leite no purê de batata, em seguida acrescente os 700 ml do caldo onde o frango foi cozido (complete com água, caso o caldo não atinja os 700 ml). Coloque o orégano, mexa um pouco e depois despeje toda a farinha. Mecha bem com uma colher de pau ou uma concha bem resistente. Quando a massa começar as desgrudar do fundo da panela e você perceber que a mistura está bem incorporada, continue mexendo por mais 5 ou 8 minutos, para garantir que a massa fiquem bem cozida, evitando assim que ela fique com o gosto do trigo perceptível. Depois de desligar o fogo, acrescente 4 colheres de manteiga na massa e dê mais uma mexida, a manteiga ajuda a deixar a massa mais lisinha e homogenia. Reserve a massa, deixando-a esfriar.
Recheio
Para o recheio, primeiro refolgue com azeite os três dentes de alho a cebola picada e o tablete de caldo de galinha caipira, acrescente o colorau e o cominho, depois de mexer despeje todo o peito de frango desfiado e os em cubinhos. Refogue bem o frango e acrescente o tomate, o pimentão, a pimenta de cheiro e o milho verde. Antes de incorporar o quiabo no recheio de frango, ferva o quiabo em outra panela por 10 minutos e o separando de seu liquido grosso, acrescente apenas o quiabo ao recheio. Em seguida despeje o leite de coco e acrescente os sachês de tempero nordestino . Mecha por dois minutos e acrescente 3 colheres de farinha de trigo. O trigo vai deixar o recheio mais cremoso e consistente, caso perceba que o recheio esta muito líquido acrecente um pouco mais de trigo. Mecha mais 5 minutos e finalize colocando o cheiro verde picado e o sal, caso necessário. Quando o recheio estiver frio, acrescente o queijo ralado (em ralo grosso).
Montando e Empanando
Unte a mão com manteiga, trabalhe a massa com a palma das mãos para fazer a coxinha, acrescente o recheio e coloque o ovo de codorna no centro do recheio, feche a coxinha, empane passando ela no ovo levemente batido e depois na solução de farinha de milho com o sachê de tempero nordestino (nesta etapa, se não tiver esse tempero, use só a farinha de milho).
Dicas: Para usar o ovo de codorna dentro da coxinha é recomendável que você a faça bem grande. Outra dica é: A farinha de mandioca é uma outra opção para empanar as coxinhas, fica igualmente crocante, nesse caso é só substituir a porção de farinha de milho pela de farinha de mandioca amarela bem